Bugge Wesseltoft - "Film ing"Antes de ouvir o album tinha ficado muito curioso com a participação de dois elementos que não estão ligados (directamente) ao movimento de Nu Jazz do norte da Europa, a saber: o saxofonista Joshua Redman (dos fantásticos "Moodswing" (1994), "Freedom in the Groove" (1996) e "Timeless Tales" (1998)) e Dhafer Youssef (cantor Tunisino de excelentes recursos vocais).
Com uma sonoridade muito aproximada aos albuns da Blue Note do final da década de 70 com o recurso ao hammond b3 e ao rhodes, é um trabalho filmográfico, melancólico e, ao mesmo tempo muito cool e muito funky... onde o génio de Bugge fica, mais uma vez, demonstrado.
Relativamente aos musicos convidados que me tinham chamado mais a atenção (Redman e Youssef) convém dizer que a performance de Redman é fabulosa integrando perfeitamente o colectivo e solando muito fluentemente (talvez esta passagem pela Europa o faça voltar aos bons trabalhos) e que a voz de Youssef no tema "Hope" talvez transforme esta faixa "apenas" na musica mais emblemática da carreira de Bugge, com a combinação da tradição Sufi e o jazz eléctrico de Bugge.
Mais um dos melhores trabalhos de Nu Jazz... ...mas de Bugge o que é que se esperava?!
Verão. Nascer do Sol. Tempo refrescante.
Momentos suaves. Beleza sossegada.
Tardes preguiçosas. Brisa suave ao Pôr-do-sol.
Noites sensuais.
Enfim, o lado bom da vida…