orbit.experience
Durante os anos, alguns dos trabalhos que adquiro, têm uma história associada...
Por exemplo, um dos melhores albuns da minha colecção foi comprado só porque, durante umas férias vi, repito, vi, num qualquer num bar de praia e num qualquer canal de tv por satélite, um video de um grupo que tinha um trio de baixo, guitarra e trompete, um tipo na "maquinaria" electrónica e um grupo de cordas.
Lembro-me que, como estava num bar, não ouvia o que tocavam, mas o nome chamou-me a atenção: Orbit Experience... fácil de decorar porque gosto muito dos trabalhos de William Orbit, dos Orbital e dos The Orb!
Nessa noite procurei informações na net sobre o projecto, cheguei ao site deles em www.orbitexperience.de e no dia seguinte adquiri o album: orbit.experience - "space.beat" (2000).
Oriundo de Estugarda, na Alemanha, este projecto encaixa-se bem na vanguarda do Nu Jazz europeu.
O virtuosismo dos solos de Sebastian Studnitziky (trompete e rhodes), a alma do baixo de Marküs Kössler, as batidas explosivas de Flo Dauner e o "ambiente" criado pela guitarra (e barulho) de Markus fazem deste album um dos melhores dentro do nu jazz e um marco na produção de jazz alemã.
Destaco dois temas, o tema de abertura "ddr" pelo excelente diálogo entre a trompete e o rhodes, a fazer lembrar o tempo dos grandes "duelos" jazzísticos e o tema bonus "orbit.phase 2", com a participação da Orquestra de Câmara de Estugarda, e que cria um dos melhores temas de Nu Jazz alguma vez produzidos... tema este que foi o tal que me chamou a atenção.
Um projecto a seguir com muita atenção e um album com nota máxima! Etiquetas: downbeat, electro, nu-jazz